Santa Catarina História do Estado

Santa Catarina fica na Região Sul do Brasil. A faixa de CEP é de 88000-000 à 89999-999.

História

O litoral catarinense era ocupado por índios carijós aqui encontrados pelo navegador português Juan Dias Solis em 1515. Ele deu o nome de “Baía dos Perdidos” às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente por conta do naufrágio de uma embarcação no local.

Há controvérsias em relação ao nome do estado, ora atribuem a Sebastião Caboto por ter dado o nome em homenagem à sua esposa, Catarina Medrano e outros acreditam que o nome faça referência à Santa Catarina de Alexandria, santa da Igreja Católica.

Mesmo sendo visitada em 1515, Santa Catarina só começou a ser povoada anos depois, em 1637 com a chegada dos bandeirantes. Eles iniciaram a ocupação do que hoje é Florianópolis, antigamente denominada Nossa Senhora do Desterro.

Em 1739, o estado foi considerado o posto mais avançado da América do Sul ocupado pelos portugueses, gerando cobiça dos espanhóis que decidiram invadir a ilha em 1777. Eles expulsaram os moradores e a ilha só seria devolvida a Portugal após o Tratado de Santo Ildefonso, assinado também em 1777.

Os primeiros imigrantes lá aportaram em 1829, instalando diversas colônias. Eram alemães e italianos, principalmente.

Santa Catarina é um estado da região Sul, com 295 municípios. Possui uma área de 95.737,954 km² e faz limite com Paraná, Rio Grande do Sul, Oceano Atlântico e com a província argentina de Misiones.

Fonte

SANTA CATARINA. Governo. Disponível em: <http://www.sc.gov.br/conhecasc/historia>. Acesso em: set. 2017.

Relatório de TransparênciaSSL Checker